sábado, 23 de janeiro de 2010

O início...

Senhores boa noite!

É com prazer e alegria que hoje tirei algum tempo para começar a escrever e mostrar o que penso.. escrever, já vinha fazendo há muito tempo, desde os idos de 1993 quando atuava no COPOM, hoje CIAD, quando juntava fatos pitorescos que aconteciam na capital e as dicas que eram captadas durantre os serviços de oficial de operações e que poderiam me ajudar no futuro.

Mais tarde, na 4ª CPIND, Companhia do Congresso, onde tive a oportunidade de comandá-la por mais de 4 anos.

Esse seria um boa assunto para hoje. As manifestaçoes populares na capital e a PMDF.. parceria sem a qual, os eventos não acontecem...O que seria de Brasília sem as suas manifestações na Esplanada? Uma foi feita para a outra. O que seria das manifestações sem os manifestantes? Esse atores são indispensáveis para o fortalecimento da democracia. É direito constitucional a manifestação em local público.

Émile Durkein( 1858- 1917) renomado sociólogo que estudava as festas, quando chegou a conclusão de que as pessoas quando em movimentos festivos perdem a identidade própria e assumem um identidade coletiva, Acham que não estão sejeitos a normas e que tudo podem...As nossas festas podem ser as manifestações. Ou seja os manifestantes assumem uma identidade única, e tendem a querer quebrar regras. Faz parte da nossa missão, quando em atuação durante as manifestações, compreender esse fenômeno e tantos outros que são alvos de estudos mais recentes.

Há muitos ingredientes durante uma manifestação: o político, econômico, social, filosófico, socilógico e até o lazer. O momento que está inserido uma manifestação, deve ser analisado profundamente pelos Comandantes militares. Quem está interessado naquele evento, quem finacia, quem apóia, quem é contra.... como a imprensa está cobrindo, o que está em discussão. Em muitos casos, o motivo da manifestação, já foi discutido com as lideranças antes do evento e a manifestação é apenas para tirar lucro político ou

9 comentários:

  1. Excelente este canal de troca de pensamentos e experiências. Alessandro.

    ResponderExcluir
  2. Parabés pela iniciativa, mas parece que no final o o texto ficou suprimido: "...é apenas para tirar lucro político ou".
    Até aonde eu estava lendo, estava gostando da linha de pensamento.

    ResponderExcluir
  3. Seja Bem Vindo a Blogosfera policial comandante!!
    Já adicionei ao meus favoritos e já estou divulgando!
    Sozinhos somos fracos, juntos somos imbatíveis!!

    Aderivaldo Cardoso
    Blog Policiamento Inteligente

    http://aderivaldo23.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. TC Bulat
    Parabéns pela iniciativa já adicionado aos meus favoritos como leitura obrigatoria.

    Juarez Lima

    ResponderExcluir
  5. Ok! Estarei companhado seus textos e informações.

    Felicidade, Prosperidade, Saúde e Sucesso.

    ResponderExcluir
  6. Tc Bulat, parabéns por mais esta vitória...Bom saber que podemos contar com sua experiencia e vontade de fazer a diferença.pode contar com meu apoio.
    wandda pedagoga

    ResponderExcluir
  7. Ola TC Bulat!
    Excelente texto.
    Parabéns por nos proporcionar acesso a algumas de suas idéias e iniciativas.
    Terá sempre o meu apoio!
    Grande abraço
    Giselle Sodré

    ResponderExcluir
  8. TC BULAT
    Como disse o João Paulo, iniciei a leitura e acho que ficou faltando o complemento do texto, ou foi de proposito, para uma proxima postagem?

    ResponderExcluir